Quem somos

A Phytoplenus é uma sociedade anônima fechada, com sua unidade industrial instalada no munícipio de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, dotada de uma avançada e inovadora estrutura tecnológica de produção e de controle de qualidade de insumos farmacêuticos de alta eficácia, devidamente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA) e estruturada para atender o segmento farmacêutico magistral.

História

A Phytoplenus surgiu em decorrência de uma tecnologia combinada de extração e geração de estruturas moleculares complexas, com base em bioativos oriundos de plantas medicinais da biodiversidade brasileira e mundial, conduzindo à plenitude das propriedades terapêuticas desses bioativos. Os estudos que geraram essa tecnologia foram realizados como resultado de mais de sete anos de pesquisas científicas e validações pré-clínicas e clínicas.

O eficaz processo tecnológico criado permite o desenvolvimento de insumos diferenciais para medicamentos de uso tópico e apresentação líquida que formam complexos moleculares ao serem aplicados sobre a região lesionada, à base dos bioativos selecionados, com atuação similar e resultados superiores às denominadas peles sintéticas, considerados os medicamentos mais avançados para tratamento de ferimentos, sem as inúmeras restrições e altos custos desses medicamentos que podem decorrer em tratamentos 100 vezes mais onerosos. Os diferenciais resultados dos medicamentos produzidos com os insumos da Tecnologia Phytoplenus são evidenciados pela redução do período de cicatrização, pela excepcional qualidade de cicatrização proporcionada, pela diminuição da sensibilidade à dor na região lesionada e pela extrema facilidade do tratamento, entre diversos outros atributos expressivos. Todos os profissionais da área de saúde, notadamente médicos e enfermeiras que utilizaram os medicamentos produzidos a partir dessa Tecnologia, nos diversos âmbitos de suas especialidades e aplicações, são unânimes com relação às características mencionadas e se revelaram vividamente impressionados pelos resultados apresentados, inclusive em casos cuja expectativa de cura das lesões dos seus pacientes era, praticamente, nula.

Para elaboração do conceito tecnológico e científico do Empreendimento, foi definida e estruturada a Estratégia de Produto da Tecnologia Phytoplenus, em razão de sua aplicabilidade nos mercados farmacêutico, cosmecêutico e veterinário, bem como devido ao significativo número de produtos que podem ser desenvolvidos a partir dessa Tecnologia em cada um desses segmentos.

Embora existente desde 2003 como uma joint venture de pesquisa e de estruturação de negócios, a Phytoplenus, como pessoa jurídica formal, teve sua fundação em 01/03/2009 e foi transformada em uma sociedade anônima de capital fechado em 18/08/2010.

Missão

A Missão da Phytoplenus Bioativos S.A. é o desenvolvimento e a produção de insumos farmacêuticos de elevada eficácia e qualidade, à base de bioativos naturais, produzidos por meio de uma inovadora tecnologia para promoção da saúde e do bem-estar dos usuários dos seus produtos, como ferramental essencial para a comunidade dos profissionais da área de saúde e instrumento de apoio à gestão dos administradores hospitalares e de planos de saúde.

Visão

A Phytoplenus será reconhecida como a melhor indústria produtora de insumos farmacêuticos de alta eficácia, à base de bioativos naturais, assumindo a posição de líder internacional nesse segmento, tanto no que concerne ao volume de vendas, quanto ao que se refere à marca mais reconhecida e desejada.

Política da qualidade

Produzir e desenvolver insumos farmacêuticos de bioativos com elevada qualidade e eficácia, buscando o aperfeiçoamento contínuo de processos por meio de tecnologias inovadoras, proporcionando resultados terapêuticos de excelência e a qualidade de vida dos usuários finais.

Responsabilidade Socioambiental

A Phytoplenus Bioativos S.A. está rigorosamente comprometida com todas as orientações e medidas socioambientais, tanto no que concerne à preservação do meio ambiente, quanto para promover o engrandecimento da sociedade por meio de instrumentos sociais como a geração de empregos, o apoio à educação e oportunizar produtos que, eficazmente, geram qualidade de vida a seus usuários finais.

Dessa forma, a Phytoplenus observa e aplica rigorosamente os conceitos e práticas de sustentabilidade ambiental, principalmente por meio da utilização de matéria-prima vegetal de fonte renovável, sem promover o extrativismo não planejado e a depreciação da flora brasileira, bem como por se caracterizar como uma empresa ecologicamente limpa, em termos de efluentes e resíduos. As matérias-primas vegetais utilizadas na Phytoplenus são fornecidas por distribuidores aderentes com as normas ambientais vigentes, bem como devidamente qualificados e certificados pela ANVISA e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Unidade de Produção da Phytoplenus se enquadra dentro de um rigoroso processo de controle ambiental, sendo portadora de licença de operação emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os resíduos e efluentes gerados são responsavelmente acondicionados e transportados por empresas certificadas para o descarte final.

No contexto de uma empresa ecologicamente correta, de acordo com o seu planejamento estratégico, a Phytoplenus estimulará a educação ambiental e obterá a certificação de Gestão Ambiental ISO 14.000. Entre suas metas ambientais, a Phytoplenus tem como objetivo participar da administração de áreas de cultivo de plantas medicinais para promover a auto sustentação de sua produção e para preservação de plantas nativas ameaçadas de extinção, sem produzir qualquer degradação ambiental.

No âmbito social, a Phytoplenus está comprometida em ser uma empresa ética e socialmente responsável, por intermédio de medidas sociais, em todo seu contexto de atuação, obtendo futuramente a ISO 26.000, com efetiva atuação no âmbito comunitário.

Uma empresa altamente focada na qualidade de seus produtos estruturando-se para obtenção da correspondente certificação ISO 9.000, bem como do Certificado de Boas Práticas de Fabricação provida pela ANVISA.

A Phytoplenus também tem por meta ser uma das melhores empresas para se trabalhar, por meio de sua política de geração de empregos, respeito e justiça com seus funcionários e colaboradores, independentemente de condição social, raça, sexo e estado físico, visando igualmente a certificação ISO 18.000, pertinente à segurança e saúde no trabalho.

Valores

  • Inovação.
  • Empreendedorismo.
  • Geração de qualidade de vida aos usuários finais de seus produtos.
  • Responsabilidade Social.
  • Respeito ao Meio Ambiente.
  • Ética.
  • Qualidade.
  • Desenvolvimento sustentável.
  • Ambiente funcional colaborativo e motivador.
  • Alinhamento de Gestão e Estratégia Corporativa.
  • Políticas e práticas de crescimento profissional de seus colaboradores.

Certificações

LO – Licença de Operação (IAP – Instituto Ambiental do Paraná).

AFE – Autorização de Funcionamento da Empresa (ANVISA) (Em fase conclusiva).

BPF – Boas Práticas de Fabricação (ANVISA) (Em fase conclusiva).

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional da Phytoplenus e sua tecnologia proprietária

Imprensa

Matéria transmitida pela TV Globo em 04/02/2014 sobre o Cicatrizante preparado com o Extrato de Calêndula Phytoplenus.




Matéria transmitida pela RPC TV (afiliada de Curitiba da Rede Globo) em 19/07/2012 sobre o Cicatrizante preparado com o Extrato de Calêndula Phytoplenus.